quarta-feira, 28 de julho de 2010

Criatividade infantil

Bruno - 6 anos

Após fazermos aula campo ao Pantanal onde as crianças visualizaram o tuiuiú protegendo a fêmea do sol escaldante, veja o que uma criança registrou.

Tuiuiú


Foto: Iraci Romagnolli


É uma ave de grande porte, bico comprido e grosso, suas pernas são longas, o pescoço possui um colar vermelho com pele nua. Suas penas são brancas.

Vive em grupos, alimenta-se de peixes e anfíbios. Quando vão reproduzir formam casais fazendo ninhos imensos e no alto das árvores, tanto o macho quanto a fêmea cuidam dos ovos e filhotes.

O sol pantaneiro é quente e muitas vezes o macho para proteger a fêmea abre suas asas fazendo sombra ou busca água com seu bico e joga sobre ela para refrescá-la do calor intenso. (observação in loco - Iraci Romagnolli, no Pantanal de MT)

Geralmente entre o casal de tuiuiú existe a fidelidade e o casal utiliza o ninho por vários anos.

O tuiuiú e o símbolo do Pantanal.


Texto: Iraci Romagnolli

Fonte: Conhecendo a fauan do Pantanal de A a Z

Observação in loco.

domingo, 25 de julho de 2010

Capivara


Capivara, maior roedor do mundo, costuma viver em regiões às margens de rios e lagos, vive em bandos de até 30 indivíduos. O bando é composto por um macho dominante, pelas fêmeas e seus filhotes e por outros machos subordinados ao líder.
O macho possui uma glândula sebácea entre o focinho e a testa que esfrega nas fêmeas, nas árvores, nos filhotes e essa glândula libera um odor muito forte, com isso demarca seu território.
Tem hábito noturno, embora desenvolva atividade durante o dia. Alimenta-se de grama, capim, vegetação aquática e de algas (herbívora). Utiliza a água como refúgio dos predadores, pois consegue ficar submersa por alguns minutos, tem muita agilidade para nadar.
Uma fêmea costuma gerar, em cada gestação, de 2 a 8 filhotes. Possui dentes incisivos que podem chegar a 7 cm, o crescimento de seu dente é contínuo. São providas de quatro dedos nas patas anteriores e três nas patas posteriores, dispostos em forma radial, dotados de unhas curtas e fortes, semelhantes a cascos, e unidos por membranas interdigitais.
A carne da capivara é muito apreciada, o que por vezes fez esse animal ser caçado pelo homem .


Foto/Texto : Iraci Romagnolli
Fonte: http://www.infoescola.com/mamiferos/capivara/
http://www.ebah.com.br/trabalho-sobre-capivara-doc-a5348.html

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A fauna em perigo


O Brasil possui uma biodiversidade inegualável, plantas e animais são de uma grande riqueza para os biomas, mas um dado é preocupante. O impacto causado à fauna por atropelamento nas estradas e rodovias têm recebido a atenção de pesquisadores em vários países e segundo essas pesquisas as mortes por atropelamento são hoje a segunda causa de perda da biodiversidade da fauna em todo o mundo, perdendo apenas para a supressão e a redução de ambientes naturais.
Os pesquisadores apontam dois dados para os atropelamentos:
*As rodovias e estradas cortam o habitat natural dos animais e os mesmos vão a procura de alimentos deslocando-se de um lado ao outro.
*Ao longo das rodovias e estradas existem alimentos que atraem os animais.
A foto acima confirma as pesquisas, esta capivara foi encontrada na transpantaneira no mês de junho de 2010 durante uma aula campo com crianças de alfabetização as quais interagem com o mundo através dos animais do Pantanal de A a Z.

Texto elaborado por: Iraci Romagnolli
fonte de pesquisa:
http://faunativa.com.br/downloads/impactos/animais_atropelados_em_rodovias.pdf

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ser feliz


Olhando as flores
acalmo meu coração.
Suas formas e cores
alimentam minha alma.
Ser feliz é assim...
Cultivar a doçura,
como o doce de uma flor.

Autora: Iraci Romagnolli Dias

sábado, 17 de julho de 2010

Pantanal...Pantanal...




Lugar de pura magia
Onde explode vidas
Em todos os momentos
Um verdadeiro paraíso.

Maguari, garcinha e jacaré
Vivendo em plena harmonia
Ao som da natureza
transbordando tanta beleza.

Nas águas calmas dos rios e corixos
Flutuam aguapés
Com suas flores exuberantes
Colorindo a natureza.

Autora/Foto: Iraci Romagnolli

Bicho Homem


Foto: Iraci Romagnolli

Uma fonte ao longo do caminho
Borbulhante me disse assim
Não destrua esta mata que me cerca
O fim dela será o meu fim.

Mais adiante encontrei um passarinho
Que trinando me segredou
Tá difícil criar um filhotinho
Desde quando você chegou.

Bicho homem, bicho homem
Vê se aprende a conviver
Não queime sua própria casa
Se você não quer morrer.

Um tuiuú à beira do caminho
Foi gritando não leve a mal
Leve esta garrafa de volta pra cidade
Não polua meu Pantanal.

Um jacaré à beira da lagoa
Foi dizendo ao me ver passar
Leva esta sujeira de volta pro teu barco
Vê se aprende a nos respeitar.

Autor: Padre Zezinho
Criancices. Paulinas/Comep.

Cantores da Natureza

"As aves falam"... ouça a melodia... é fascinante...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PAVÃOZINHO DO PARÁ


Habita corixos e alagados margeados por matas. É encontrada no Pantanal e Amazônia, caça insetos e pequenos vertebrados.

Suas cores ajudam a esconder-se dos predadores. Faz ninho em forma de torre, moldando lama e pequenos ramos misturados sobre um galho horizontal , baixo e sobre a água. Macho e fêmea chocam os dois ovos e cuidam dos filhotes.


Fonte: ANTAS, Paulo de T. Z. Pantanal - Guia das Aves. RJ :SESC. Departamento Nacional, 2004.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alfabetizar letrando

Alfabetizar é muito mais do que ler e escrever, é preparar as crianças para a vida, ou seja, os conhecimentos adquiridos devem ajudá-las a ter uma vida melhor e uma das formas mais interessantes de trabalhar com a alfabetização é através de temas geradores (Paulo Freire), ele extrapola os limites regionais constituindo-se um eixo a ser desenvolvido a partir da realidade local para a nacional e até internacional.
"O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo alfabetizado e letrado". (SOARES)
Uma proposta que ajuda o educador a alfabetizar letrando é elaborar um projeto com tema regional e de interesse da criança, assim a aprendizagem torna-se significativa e prazerosa. Quando a criança tem prazer em aprender ela busca informações sobre o tema trabalhado e com isso estará utilizando os conhecimentos já adquiridos, ou seja, para o seu dia-a-dia.
Trabalhar com projetos segundo NILBO, é tirar o aluno da passividade e colocá-lo mais ativo em seu processo de construção do conhecimento, oportunizando situações para criar, experimentar e vivenciar determinadas ações em que suas hipóteses iniciais serão confirmadas ou, quando necessárias, serão reformuladas.
Durante o trabalho com projeto, o aluno é convidado a criar e propor novas atividades, diferentes daquelas já propostas em livros, o aluno desenvolve sua criatividade e os focos de interesse, mas, a mediação do professor é fundamental para o sucesso da aprendizagem; “trabalhar com projeto é tirar tanto o professor quanto o aluno da monotonia”.( grifo meu)
Texto elaborado por: Iraci C. Romagnolli Dias
Fonte: SOARES, M.B. Letramento: um tempo em 3 gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos : uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas. 2. ed. São Paulo:Érica , 2001.