domingo, 29 de agosto de 2010

Até quando fauna e flora irão aguentar?

Foto tirada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, dia 29/08/2010

O fogo ajudou muito na evolução humana, mudou completamente o ritmo de vida, tornou o "homem poderoso". Este fogo aquece, cozinha, ilumina, protege, mas também destrói e mata.

As mudanças climáticas em nosso planeta são realidade comprovadas cientificamente e um dos fatores para esta mudança é a queimada desordenada de nossas florestas.

Ate´quando nossa fauna e flora irão suportar?? Todo ano acontece a mesma coisa, o fogo destrói parques inteiros.

A fauna e flora do Cerrado são ricas, cada bioma com seu espetáculo, mas se continuar do jeito que está talvez crianças do futuro não conhecerão mais espécies deste bioma.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está em fogo, a mais de uma semana tudo queima, tudo está se transformando em brasas, cinzas, você já parou para pensar quantas espécies podem ter morrido?

Na maioria das vezes o fogo é causado pela ação humana, seja pelo homem que não se preocupa em jogar o lixo no lugar certo (bituca de cigarro) ou pelo agricultor, que sem planejar põe fogo e perde o controle.

Os seres humanos precisam reverter esta situação, necessitam mudar suas atitudes, os programas existentes para conscientizar a população são poucos, é preciso investir mais, começar pela educação, inclusive com as crianças, elas são abertas ao mundo, como disse Rubens Alves: "Quero ensinar as crianças, elas ainda têm olhos encantados. Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o voo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra." Já pensaram no poder de uma criança se conscientizada para conservar e preservar a natureza?


Foto/texto: Iraci Romagnolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário