quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alfabetizar letrando

Alfabetizar é muito mais do que ler e escrever, é preparar as crianças para a vida, ou seja, os conhecimentos adquiridos devem ajudá-las a ter uma vida melhor e uma das formas mais interessantes de trabalhar com a alfabetização é através de temas geradores (Paulo Freire), ele extrapola os limites regionais constituindo-se um eixo a ser desenvolvido a partir da realidade local para a nacional e até internacional.
"O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo alfabetizado e letrado". (SOARES)
Uma proposta que ajuda o educador a alfabetizar letrando é elaborar um projeto com tema regional e de interesse da criança, assim a aprendizagem torna-se significativa e prazerosa. Quando a criança tem prazer em aprender ela busca informações sobre o tema trabalhado e com isso estará utilizando os conhecimentos já adquiridos, ou seja, para o seu dia-a-dia.
Trabalhar com projetos segundo NILBO, é tirar o aluno da passividade e colocá-lo mais ativo em seu processo de construção do conhecimento, oportunizando situações para criar, experimentar e vivenciar determinadas ações em que suas hipóteses iniciais serão confirmadas ou, quando necessárias, serão reformuladas.
Durante o trabalho com projeto, o aluno é convidado a criar e propor novas atividades, diferentes daquelas já propostas em livros, o aluno desenvolve sua criatividade e os focos de interesse, mas, a mediação do professor é fundamental para o sucesso da aprendizagem; “trabalhar com projeto é tirar tanto o professor quanto o aluno da monotonia”.( grifo meu)
Texto elaborado por: Iraci C. Romagnolli Dias
Fonte: SOARES, M.B. Letramento: um tempo em 3 gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos : uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas. 2. ed. São Paulo:Érica , 2001.

Um comentário:

  1. Durante o primeiro semestre de 2010 tive o prazer de estar do lado dessa grande educadora e com ela aprender muito sobre o maravilhoso mundo da alfabetização principalmente com o encantamento que o projeto “Pantanal de A a Z” desperta em cada criança que passa por ele. Querida amiga e parceira de sonhos , o seu projeto é simplesmente fantástico , você é uma educadora fantástica , e com isso só posso pedir a Deus que te abençoe e te acompanhe sempre, nesta tarefa que é árdua mas nos dá uma grande satisfação quando observamos o desenvolvimento de cada criança que se encontra sob os nossos cuidados teve no decorrer do ano.
    Parabéns professora Iraci

    ResponderExcluir